Sepse, sépsis, ou septicemia, qual a grafia correta?

Sepse, sépsis, ou septicemia, qual o termo correto?

As palavras sépsis (escreve-se com acento) e sepse são derivadas do grego sepein que significa “tornar-se pútrido” (1). Ambas as formas são utilizadas para definir a presença (provável ou documentada) de infecção associada a respostas sistêmicas a esta infecção (2, 3).

De acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (uma publicação da Academia Brasileira de Letras) ambas as palavras sépsis e sepse são aceitas em português.  O Dicionário da Academia Brasileira de Letras traz ainda uma terceira forma menos conhecida, sepsia.

Já o DeCS (Descritores em Ciências da Saúde, uma publicação da Biblioteca Virtual em Saúde) traz como descritor em português para a palavra inglesa sepsis, sepse, com sinônimos sepsia, sépsis (e, estranhamente também, septicemia, pioemia e piemia).

Septicemia (ou bacteremia), também derivada do grego, é formada pela combinação de septikos (pútrido) e haima (sangue) para definir a presença da bactéria no sangue (4). Observe que o termo septicemia não inclui a presença da resposta sistêmica.

Há ainda o termo síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SRIS), às vezes utilizado erroneamente como sinônimo de sépsis. A definição de SRIS envolve a presença de manifestações inflamatórias sistêmicas (febre, taquicardia, taquipneia, leucocitose ou leucopenia) na presença de um insulto não-infeccioso como vasculite, queimadura ou distúrbios autoimunes (4). A sépsis, por outro lado, é a ocorrência de SRIS na presença de infecção (2).

Referências

  1.  Mosby’s Medical Dictionary. 2006. 7a. ed. Elsevier:St Louis. pp. 1698-1699.
  2.  Dellinger RP, et al. Surviving sepsis campaign: international guidelines for management of severe sepsis and septic shock: 2012. Crit Care Med. 2013 Feb;41(2):580-637. Link para o artigo (acesso livre). 
  3. DeCS. Descritores em Ciências da Saúde. [Citado em março de 2013]. Link para a página. 
  4. Neviere R.  Sepsis and the systemic inflammatory response syndrome: Definitions, epidemiology, and prognosis. UpToDate. [Citado em março de 2013. Versão 19.3].
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.