Diversos preceitos médicos, mesmo baseados em evidências, mostram estar errados com o tempo (muitas vezes em muito pouco tempo).

Muitas verdades médicas de ontem se mostram incorretas hojeEm um artigo publicado no American Journal of Medicine, o editor-chefe da publicação, Dr. Joseph S. Alpert, recorda diversas destas verdades recentes que foram entusiasticamente endossadas por especialistas e que hoje não são mais aceitas (quadro abaixo).

O artigo termina com uma recomendação prudente, que deve ser sempre lembrada: “Não aceite sem questionamento o que é ensinado hoje para você – isto pode muito bem mudar amanhã!” 

Conceitos médicos (de um passado não muito distante) hoje desmentidos

  • Não administre beta-bloqueadores a pacientes com insuficiência cardíaca, pois os mesmos reduzem a contratilidade do miocárdio e agravam a insuficiência cardíaca.
  • Não administre nitroglicerina sublingual a pacientes com infarto agudo do miocárdio, pois causará uma queda na pressão arterial e, assim, agravará a lesão isquêmica do miocárdio.
  • Todos os pacientes com infarto agudo do miocárdio devem ter um cateter inserido na artéria pulmonar, porque os dados hemodinâmicos obtidos podem ser usados para orientar a terapêutica, melhorando assim o prognóstico do paciente.
  • Pacientes com doença cardíaca aterosclerótica devem receber terapia oral crônica com bloqueadores do receptor plaquetário glicoproteína IIb/IIIa para prevenir a trombose arterial e o infarto do miocárdio. Esta terapia vai reduzir o risco de morte em pacientes com doença aterosclerótica cardíaca crónica.
  • Pacientes com nível sanguíneo baixo de lipoproteína de alta densidade (HDL) se beneficiarão de medicamentos que aumentam os níveis de HDL. Tal terapia irá prevenir o infarto do miocárdio.
  • Pacientes com infarto agudo do miocárdio devem ser mantidos em repouso absoluto por 3 a 6 semanas. Inicialmente, estes pacientes devem ser sedados, mantidos em uma sala escura, e não devem de modo algum serem perturbados.
  • A redução da pressão arterial sistólica em pacientes idosos com hipertensão sistólica é perigosa e pode causar um acidente vascular cerebral.
  • A úlcera péptica é causada por “estresse”.
  • A aterosclerose é causada por um processo passivo, envolvendo o acúmulo de depósitos de colesterol nas artérias de um modo semelhante à formação de depósitos de cálcio ao longo do tempo no encanamento de uma casa.
  • Desenvolver um dispositivo subcutâneo implantável semelhante a um marcapasso para detectar a fibrilação ventricular e administrar um choque de desfibrilação para o miocárdio é um conceito ridículo e perigoso.
  • Batimentos ventriculares prematuros são os desencadeantes da morte súbita. A supressão de extrassístoles ventriculares prematuras com antiarrítmicos irá prevenir a morte súbita.
  • Mulheres na pós-menopausa devem ser tratadas com terapia de reposição hormonal, pois esta estratégia irá prevenir o infarto agudo do miocárdio e a e doença de Alzheimer.

Alpert JS. Skepticism or ‘Things I Was Taught that Weren’t True’. Am J Med, 2013; 126(2): 91-92. Link para o artigo (acesso livre).

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.